CROOSFOOT V19 - TREINAMENTOS PERSONALIZADOS
A Importância da Educação Física na Sociedade

A Importância da Educação Física na Sociedade

por Grupo VOLL

No segundo semestre do ano passado confesso que passei por um grande susto (e acho que grande parte dos meus colegas educadores físicos também) quando ouvi nos principais meios de comunicação do país, a ideia da Reforma do Ensino Médio e a não obrigatoriedade de algumas disciplinas na grade curricular, entre elas a de Educação Física.

Embora, o governo tenha voltado atrás e descartou essa possibilidade, nós professores ficamos apreensivos com tais medidas. Isso tudo, depois de um grande evento ser sediado aqui no Brasil, as Olimpíadas. Nesta oportunidade se ascendeu a importância do esporte para crianças e adolescentes tanto para saúde como para a formação de caráter, já que o mesmo se forma através de hábitos, sejam eles bons ou ruins.

Veja bem a importância de tal disciplina, ela contribui diretamente para a formação do caráter de um indivíduo. Ela está relacionada com o desenvolvimento físico, social e emocional da pessoa, ou seja, a Educação Física vai muito além do esporte.

Será que a sociedade tem essa consciência? Será que nós da área estamos passando essa mensagem? Talvez não, pois uma grande parcela de pessoas confunde o termo Educação Física e outros se limitam apenas ao movimento físico e não tem o conhecimento de quão amplo e frutífero é o campo da mesma.

Mas afinal o que é Educação Física? Qual sua real importância nas escolas, na vida das pessoas? O que faz os profissionais dessa área? Quais as áreas de atuação? Aqui, preparamos para você estudante, profissional, futuro professor e interessado um guia completo sobre esta belíssima e apaixonante profissão, seus desafios, seus benefícios e suas perspectivas.

O Que é Educação Física?

A Importância da Educação Física na Sociedade

Podemos dizer que a Educação Física é uma disciplina acadêmica que estuda as diferentes formas e expressões corporais. Embora o significado de Educação Física seja abrangente, gosto da definição que li certa vez de um artigo do Professor Dr. Valdir Barbanti da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – USP, que a define simplesmente como uma pessoa pensa, educa, disciplina e treina o seu corpo. Porém, gosto de acrescentar que ao disciplinar e educar nosso corpo estamos trabalhando nossa mente, nossos hábitos, nossa estética e até mesmo nossos relacionamentos interpessoais.

E quando falamos de Educação Física Escolar podemos ir mais além, pois essa disciplina engloba atividades de aprendizagens recreativas como as brincadeiras, os jogos, as danças, o comportamento em grupo ou individual e a qualidade de vida. Falarei mais sobre Educação Física Escolar em outro tópico.

Não é por menos que o objeto de estudo dessa disciplina é o movimento humano e suas inferências para o mesmo.

Fonte: https://blogeducacaofisica.com.br

O CROSSFOOTV19 têm o compromisso de levar saúde e bem estar às pessoas por meio da prática de esportes e atividades físicas sempre com responsabilidade e respeito, estimulando a superação dos nossos alunos dentro do limite de cada um. Clique aqui e agende sua Aula Experimental.

Deixe uma resposta

Fechar Menu